quarta-feira, 30 de março de 2016

10 coisas a não perder na cidade dos ursos, Berlim

Chegas à cidade e por cada rua que passas encontras um urso pintado! Mas ficas a pensar, mas porquê um urso? Bem, a resposta encontras na bandeira de Berlim. Pois é, tem um urso preto com garras.

Para além dos ursos, encontras pedaços de história espalhados pela cidade. Os milhares de blocos de concreto conhecidos como o Memorial do Holocausto em honra às vitimas judaicas. Passei por aqui e o silêncio marcou presença e fez-me pensar no passado histórico que esta cidade viveu. 
Mas à medida que caminho pela cidade descubro mais vestígios como a parte do muro que ficou intacta, e que se tornou numa famosa galeria conhecida como East Side Gallery, onde pintores de todo o mundo deixaram a sua arte.

Na época que o muro dividia a cidade (Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental), este posto militar, CheckPoint Charlie, foi usado como ponto de controlo para as Forças Aliadas e que hoje está repleto de turistas.

Mas as marcas deixadas pelo regime nazi, não ficam por aqui! Visitei o museu da Topografia do Terror, uma lembrança deixada e que mostra os horrores e os crimes praticados pelos nazis. Um museu cheio de fotografias, documentos, gravações de áudio do terror que passou e que não se esquece.
Para além destes pedaços de história, a cidade tem um evento único e espectacular, a Noite dos Museus. Uma noite onde podes visitar todos os museus da cidade. Visitei o Museu da História Natural, que tem uma grande colecção de animais guardados em frascos com álcool e esqueletos enormes de dinossauros logo à entrada.

Depois ainda visitei a famosa Ilha dos Museus, onde pude ver o lindo busto da rainha egípcia Nefertiti no Museu Novo, mas tive dificuldade a tirar uma fotografia, pois toda gente estava a volta a contemplar a beleza desta mulher.  

No centro da cidade encontrei o famoso Portão de Brandenburego, aqui tenho uma foto do monumento feito em chocolate. Encontrei esta fascinante chocolateria  Fassbender & Rausch Chocolatiers, que fica na praça Gendarmenmarkt, com diversos monumentos e presentes para oferecer feitos de chocolate.
Portão de Brandenburego
Igreja Gedächtniskirche

Nesta famosa praça Gendarmenmarkt encontras a Igreja Gedächtniskirche, a Catedral Francesa Französischer Dom e a Casa de Concertos Konzerthaus.
Catedral Francesa, Französischer Dom
Casa de Concertos, Konzerthaus

E por último, aprecia a beleza da cidade de Berlim vista do avião. Toda coberta de neve, fica tão bonita.

Uma curiosidade engraçada, os prémios no festival internacional de cinema, Berlinale, são ursos de ouro.



Sites a visitar:

Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário